Visita de Estudo à Serra das Freita | 08 maio 2014

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

A visita de estudo à Serra da Freita realizou-se no dia 8 de maio de 2014, com as turmas dos 7º e 8º anos da Escola Florbela Espanca. Esta viagem organizada por três áreas disciplinares diferentes (Geografia, Ciências Naturais e Ciências Físico-Química) tornou-se particularmente enriquecedora pela troca de saberes e constatação de aspetos diferentes relativos às paisagens e/ou estruturas observadas. Os alunos revelaram curiosidade e interesse nos locais visitados.A serra da Freita faz parte do maciço da Serra da Gralheira, juntamente com a Serra da Arada e do Arestal. É uma região de grandes contrastes, de relevo áspero e imponente. Ao austero planalto, onde só florescem os matos rasteiros, contrapõem-se os profundos vales encaixados, entre o qual correm rios.

Museu de Canelas As trilobites eram artrópodes marinhas que viveram exclusivamente nos mares do Paleozoico (542-251 Ma). A maioria vivia em ambientes pouco profundos, arrastando-se pelo fundo, deixando por vezes marcas fossilizadas, denominadas cruzianas (conhecidas também por bilobites), que se encontram nesta jazidarebeldes e tumultuosos.