PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA - APRENDER A DESENHAR, ESCREVER E CONTAR EM BINÁRIO
Durante o presente ano letivo todos os alunos do 3º, 4º e 6º ano das escolas do Primeiro e Segundo Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento, encontram-se a frequentar a disciplina de Programação e Robótica. Durante as aulas foram realizadas diversas atividades direcionadas para o desenvolvimento de competências básicas ao nível do pensamento computacional, numa perspectiva de apresentação de conceitos de programação sem a necessidade de recorrer ao uso de computadores.
Deste modo, os alunos mais novos começaram por aprender a linguagem dos computadores, baseada num sistema de zeros e uns, a qual é bastante diferente da linguagem utilizada pelos seres humanos. Assim, numa primeira fase, os alunos aprenderam a contar em binário, percebendo que para além do sistema decimal, usado pelas pessoas, existem outros sistemas de numeração diferentes, usados pelos computadores. Recorrendo a analogias com sistemas existentes no mundo real, presentes no dia-a-dia dos alunos, foi possível apresentar os números binários de forma bastante intuitiva, pelo que no final da unidade todos os alunos aprenderam a contar em binário, bem como a converter um número binário em decimal e um número decimal em binário.