Consulta Alunos  

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Programação e Robótica - A Magia da Realidade Aumentada

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

A Realidade Aumentada é uma tecnologia emergente que pode contribuir para tornar as aulas mais envolventes e interativas, estimulando a comunicação e criatividade, de forma a captar o interesse dos alunos pelas atividades desenvolvidas em contexto de sala de aula. Uma das aplicações mais utilizadas da Realidade Aumentada é na área do entretenimento, sendo um dos jogos mais conhecidos - Pokemon Go - baseado em tecnologias de Realidade Aumentada. Existem aplicações disponíveis para os mais diversos domínios curriculares, nomeadamente na área da matemática (geometria) e das ciências experimentais (sistema solar, corpo humano). 

Tendo em conta a importância desta tecnologia, e numa perspetiva de ligação à área da Robótica, os alunos mais novos realizaram algumas atividades lúdicas, tendo começado por pintar diversos tipos de desenhos impressos em papel.

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PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA NO ENSINO BÁSICO

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

A iniciação à programação e robótica nos primeiros ciclos de ensino pode contribuir para o desenvolvimento de aprendizagens que estimulem a criatividade, a imaginação, a orientação espacial, o pensamento lógico-matemático, a lateralidade, as sequências, as narrativas e outras formas de expressão do pensamento dos alunos mais novos.

Tendo em conta a importância do desenvolvimento destas competências, o Agrupamento disponibilizou durante o presente ano letivo a disciplina de Programação e Robótica, na qual foram dinamizadas diversas atividades direcionadas para o desenvolvimento do pensamento computacional, bem como para a programação de robôs.

Ao longo do ano letivo pretendeu-se sensibilizar os alunos do Ensino Básico para a importância da informática e da programação na resolução de problemas do dia-a-dia, proporcionando-lhes, de uma forma divertida e recorrendo a elementos do mundo que os rodeia, tais como jogos e robôs, aprendizagens significativas que pudessem contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e abstrato, bem como da criatividade.

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Juvenis masculinos e femininos campeões e vice-campeãs nacionais de voleibol de praia

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No passado dia 28 de junho, decorreu em Amares, Braga, o encontro nacional de voleibol de praia. A nossa escola esteve representada por duas equipas femininas e duas equipas masculinas, nos escalões de iniciados e juvenis.

Ambas as equipas de juvenis femininos e masculinos tiveram uma excelente prestação na prova. Os juvenis masculinos sagraram-se campeões nacionais e as juvenis femininas vice-campeãs nacionais.

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DESAFIOS SEGURANET 2018

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Durante o presente ano letivo realizaram-se os Desafios Seguranet, nos quais participaram alunos dos diversos ciclos de ensino do Agrupamento. Estas atividades, promovidas pela Direção-Geral da Educação, têm os seguintes objetivos: alertar os alunos e professores para a relevância das questões relacionadas com a utilização esclarecida, crítica e segura das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente da Internet; fomentar o debate de questões relacionadas com a Segurança na Internet; estimular o sentido crítico dos alunos enquanto utilizadores de meios tecnológicos.

Durante o ano letivo os alunos do Primeiro Ciclo tiveram oportunidade de realizar diversos trabalhos sobre o tema da segurança digital, tendo elaborado tiras de banda desenhada e cartazes alusivos aos temas propostos nos desafios. Para além disso, os alunos do Segundo e Terceiro Ciclo participaram nesta atividade tendo respondido a diversos questionários sobre temas da segurança online.

No final do ano letivo, tendo em conta os resultados obtidos, a nossa escola foi considerada uma escola vencedora dos Desafios Seguranet, tendo ultrapassado em ambas as categorias os pontos necessários para a atribuição desta distinção.