Consulta Alunos  

Imprimir

ÁRVORE DE NATAL COLABORATIVA – CLUBE DE CIÊNCIA VIVA

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

O final do ano aproxima-se e com ele o Natal. Uma vez mais, o Clube de Ciência Viva quis assinalar esta festividade construindo algo que simbolize o espírito natalício: partilha, união, alegria, luz, esperança, família, … e assim nasceu a “Árvore de Natal Colaborativa”. Nela participaram diversos membros da comunidade educativa - alunos, funcionários, professores, familiares de uns e de outros - a nossa “família”. Cada um deu um pequeno contributo: rolos de cartão de diferentes diâmetros (34 m de comprimento, no total), tinta branca para pintar, objetos decorativos, enfeites originais feitos na impressora 3D, bolas de esferovite decoradas, um pouco de si e do seu tempo, muita cola e muito fio para tudo unir. O objetivo foi superado: uma Árvore cheia de luz e cor, fruto da união de todos em torno de um objetivo comum.

Imprimir

CLUBE DE CIÊNCIA VIVA | EQUIPA EDUC@RA – SESSÕES DE MOTIVAÇÃO SOBRE PROGRAMAÇÃO ARDUINO E IMPRESSÃO 3D

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

O Clube de Ciência Viva organizou um conjunto de sessões de motivação sobre as potencialidades da programação Arduino e da impressão 3D, para as turmas do 9º ano da Escola Secundária de Esmoriz, no dia 2 de dezembro de 2021. Os Técnicos de Programação e Robótica do Projeto Educ@RA, João Vieira e Diogo Cardoso, colaboraram com a Equipa do Clube, apresentando vários projetos desenvolvidos com estas tecnologias, num ambiente informal e descontraído, bastante apreciado pelos alunos. O objetivo desta iniciativa foi plenamente atingido, uma vez que os alunos demonstraram muito interesse e colaboraram ativamente nas sessões.

Imprimir

CLUBE DE CIÊNCIA VIVA - PROJETO PENSE INDÚSTRIA

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

O Pense Indústria está de volta ao nosso Agrupamento, desta vez, por iniciativa do Clube de Ciência Viva. Este projeto tem como objetivo transmitir aos jovens uma nova imagem da indústria, associando-a a valores positivos e a um futuro profissional atrativo, através de uma abordagem criativa e inovadora dos temas relacionados com a indústria e as profissões a ela associadas. Nos dias 29 e 30 de novembro e 2 de dezembro, uma equipa de técnicos do Centro Tecnológico da Cortiça (CTCOR) dinamizou um conjunto de sessões de sensibilização, com demonstração de tecnologia e experimentação, sobre a indústria 4.0. As sessões foram realizadas na Biblioteca da Escola Secundária de Esmoriz (6 turmas do 8º ano e 6 turmas do Ensino Secundário - Curso de Ciências e Tecnologias) e na Escola Básica de Maceda (2 turmas do 7º ano e 2 turmas do 8º ano). Cada sessão teve início com uma breve apresentação do projeto “Pense Indústria” com algum enfoque nos concursos “F1 in Schools” e “Isto é uma ideia IoT”, os quais desenvolvem nos alunos a criatividade, o espírito de equipa e trabalho colaborativo, a comunicação, a liderança, além de ampliarem os seus conhecimentos em diversas áreas da Ciência e da Tecnologia. Ao longo da sessão os alunos tiveram possibilidade de assistir à impressão de objetos 3D, observar um braço robótico a executar um desenho ou a separar objetos por cores, assim como experimentar a ação de um exoesqueleto no levantamento de objetos a partir do solo. Os alunos envolvidos manifestaram interesse e participaram ativamente nas atividades, considerando que as mesmas contribuíram para a sua literacia científica e tecnológica.

Imprimir

Promoção da Educação para a Saúde – Dia Mundial da Alimentação 2021

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

O Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) foi assinalado nas Escolas EB 2/3 de Maceda, EB2/3 Florbela Espanca e Secundária de Esmoriz (Agrupamento de Escolas Esmoriz - Ovar Norte), com um conjunto de atividades que tiveram como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis, através da importância do consumo de legumes e frutos frescos, e da sua aquisição nos mercados de proximidade. Considerando que “As nossas ações são o nosso futuro – melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida”, a Equipa do Projeto de Educação para a Saúde (PES) elaborou um Cartaz alusivo, disponibilizado aos diretores de turma e professores das disciplinas de Ciências Naturais e Biologia, tendo sido os professores convidados a refletir com os alunos, a partir desta informação e a inferir das consequências das nossas escolhas para a saúde individual e para a sustentabilidade ambiental. Paralelamente, foi selecionada informação complementar, também disponibilizada para reflexão: “Produção Alimentar – do quintal à mesa, há que saber escolher”; “Frutas e legumes por estação”; “Benefícios das frutas e legumes”; ”Consumo diário de frutas e legumes”.

Imprimir

Cerimónia “Selo Escola eTwinning”

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No passado dia 26 de novembro, realizou-se a cerimónia de atribuição do Selo Escola eTwinning ao nosso Agrupamento, na qual esteve presente a Diretora do AEEON, Dra. Estela Tomé e um grupo de alunos representativo do envolvimento do Agrupamento nos projetos eTwinning. Esta cerimónia, organizada pela DGE, decorreu no formato online, tendo sido realizada uma videoconferência onde estiveram presentes todas as escolas galardoadas com o Selo Escola eTwinning. Durante a cerimónia foi realçado o trabalho realizado pelas escolas eTwinning na promoção de projetos e valores europeus, sendo referido igualmente o trabalho desenvolvido por professores e alunos nas respetivas escolas. Este momento foi aproveitado para entregar os diplomas alusivos ao Selo Europeu de Qualidade, aos alunos que participaram no projeto eTwinning “Happy Birthday Beethoven!”. Para finalizar a cerimónia e recordar este momento, foi feita uma foto de grupo com todos os elementos participantes. Seguiu-se um breve momento de convívio, durante o qual foi partilhado um bolo alusivo à data. Um agradecimento especial a todos os professores e alunos que têm colaborado nos projetos eTwinning, bem como aos alunos do Curso Profissional de Multimédia, Marco Gomes e Ana Pereira, que realizaram a reportagem fotográfica.