Consulta Alunos  

Imprimir

CLUBE DE CIÊNCIA VIVA COMEMORA O DIA DO PI

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

O dia 14 de março, Dia do Pi, foi proclamado Dia Internacional da Matemática, pela UNESCO, em 2019. Comemora-se neste dia devido à notação de datas: Mês/Dia, ou seja 3/14, sendo 3,14 a aproximação mais usada do Pi. Esta é, também, a data de nascimento de Albert Einstein. Dividindo o perímetro de uma circunferência pelo seu diâmetro obtém-se o valor de Pi, qualquer que seja a circunferência. Este número corresponde a uma dízima infinita não periódica, isto é, contém infinitas casas decimais sem nunca repetirem o mesmo padrão. Curiosamente, todas as sequências possíveis de datas de nascimento surgem na dízima do número Pi. Assim, o número Pi, representado pela letra grega π, é a constante matemática mais famosa da história, sendo utilizada em várias áreas do conhecimento: Matemática, Física, Biologia, Informática, Astronomia, Geografia, etc. A precisão desta constante tem aplicações no nosso quotidiano, nomeadamente no GPS e no telemóvel, permitindo a decomposição do sinal em várias frequências.

O Clube de Ciência Viva comemorou este dia com diversas atividades: visualização de vídeos alusivos ao número Pi e desafios para determinar a melhor aproximação do número Pi, recorrendo a objetos do dia a dia. Foram ainda impressos em 3D diversos objetos alusivos ao π: cortadores de biscoitos, marcadores de livros, porta-chaves e suportes para lápis e canetas. O Clube contou ainda com a total disponibilidade e colaboração dos alunos e professores do Centro de Apoio à Aprendizagem, que confecionaram deliciosos biscoitos com a forma do π, utlizando o cortador de biscoitos impresso na impressora 3D. Agradecemos a todos os professores que colaboraram e a todos os alunos que participaram. Damos os parabéns aos alunos Maria José Fardilha e António Costa, do 9ºC que, em representação da sua turma, venceram o desafio “À procura do Pi”.

Imprimir

DESPORTO ESCOLAR – TORNEIO DE BADMINTON EM SEVER DO VOUGA

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No passado dia 23 de Fevereiro de 2002, realizou-se o torneio de badminton na Escola  Secundária de Sever de Vouga, com participação de 16 alunos, nos escalões etários de: juvenis masculinos e femininos, iniciados masculinos e femininos e infantis masculino e femininos. O Agrupamento de Escolas de Esmoriz Ovar Norte dá os parabéns a todos os alunos que participaram excelentemente neste evento.

Imprimir

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS 2022 - PROPOSTAS

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

A fase de submissão e análise de propostas ao Orçamento Participativo das Escolas 2022 terminou e conta com cinco propostas, uma da Escola Secundária de Esmoriz, duas da EB 2,3 Florbela Espanca e duas da EB2,3 de Maceda.

Escola Secundária de Esmoriz

·         Proposta 1 – Juntos por uma Escola Inclusive (Aquisição de material didático para o Centro de Apoio à Aprendizagem)

EB 2,3 Florbela Espanca

·         Proposta 1 – Matemática a Brincar… (Aquisição de material didático para praticar a Matemática de forma “divertida”)

·         Proposta 2 – Jogos Tradicionais (Aquisição de material para dinamizar jornadas de Jogos tradicionais)

EB 2,3 de Maceda

·         Proposta 1 – Espaço convívio no polivalente Maceda (Aquisição de bancos, uma coluna de som, um tapete ou relva artificial e alguns jogos);

Proposta 2 – Melhoria da esplanada (Aquisição de guarda-sóis, cadeiras e jogos de tabuleiro).

VER DOCUMENTO

A votação para eleger a melhor proposta da tua escola será no dia 23 de março (das 9:00 às 12:30).

 Ainda antes, decorrerão diversas iniciativas para a divulgação das propostas apresentadas. Fica atento!

 A Coordenadora de Projetos: Manuela Rodrigues 

Imprimir

O AEEON vai participar no estudo internacional PISA

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Portugal é um dos mais de 80 países que integra o Programme for International Student Assessment (PISA), desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) o qual abrange sistemas educativos de todo o mundo. A Escola Secundária de Esmoriz e a Escola Básica de Maceda são duas das 230 escolas portuguesas que participam neste estudo. Trata-se do Programa Internacional de Avaliação dos conhecimentos e competências dos alunos, iniciado em 2000 e aplicado, desde então, com periodicidade trienal. Este programa pretende avaliar se os alunos conseguem aplicar o que aprenderam na escola em situações da vida real, incidindo no domínio da matemática, da literacia financeira e do pensamento crítico. Esperamos que a prestação dos nossos alunos represente bem o Agrupamento e o sistema educativo português.

Imprimir

Teatro - Auto da Barca do Inferno

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No passado dia 18 de fevereiro, todas as turmas do 9ºano do Agrupamento de Escolas de Esmoriz, Ovar Norte, deslocaram-se ao Auditório de S. Mamede, Perafita, Matosinhos para assistir à apresentação da obra “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente. Esta atividade foi organizada pelo grupo disciplinar de português e teve como objetivo levar os alunos a compreender melhor a obra e a promover a aprendizagem. Os alunos de Maceda saíram da escola por voltas das 13:30 horas e deslocaram-se de autocarro até à Secundária de Esmoriz, onde as restantes turmas se juntaram. Foram acompanhados pelas respetivas professoras de português e outros professores das turmas. Chegaram ao auditório de Perafita por volta das 15 horas, quando a sessão teve início. A apresentação teve a duração de aproximadamente uma hora e vinte e cinco minutos, sendo muito divertida, criativa e interessante. A atividade cumpriu o objetivo proposto, uma vez que promoveu a aprendizagem e proporcionou uma melhor compreensão da obra, motivando os alunos para o seu estudo. Os alunos gostaram bastante e consideraram a atividade muito proveitosa!