CLUBE DE CIÊNCIA VIVA COMEMORA O DIA DO PI
O dia 14 de março, Dia do Pi, foi proclamado Dia Internacional da Matemática, pela UNESCO, em 2019. Comemora-se neste dia devido à notação de datas: Mês/Dia, ou seja 3/14, sendo 3,14 a aproximação mais usada do Pi. Esta é, também, a data de nascimento de Albert Einstein. Dividindo o perímetro de uma circunferência pelo seu diâmetro obtém-se o valor de Pi, qualquer que seja a circunferência. Este número corresponde a uma dízima infinita não periódica, isto é, contém infinitas casas decimais sem nunca repetirem o mesmo padrão. Curiosamente, todas as sequências possíveis de datas de nascimento surgem na dízima do número Pi. Assim, o número Pi, representado pela letra grega π, é a constante matemática mais famosa da história, sendo utilizada em várias áreas do conhecimento: Matemática, Física, Biologia, Informática, Astronomia, Geografia, etc. A precisão desta constante tem aplicações no nosso quotidiano, nomeadamente no GPS e no telemóvel, permitindo a decomposição do sinal em várias frequências.
O Clube de Ciência Viva comemorou este dia com diversas atividades: visualização de vídeos alusivos ao número Pi e desafios para determinar a melhor aproximação do número Pi, recorrendo a objetos do dia a dia. Foram ainda impressos em 3D diversos objetos alusivos ao π: cortadores de biscoitos, marcadores de livros, porta-chaves e suportes para lápis e canetas. O Clube contou ainda com a total disponibilidade e colaboração dos alunos e professores do Centro de Apoio à Aprendizagem, que confecionaram deliciosos biscoitos com a forma do π, utlizando o cortador de biscoitos impresso na impressora 3D. Agradecemos a todos os professores que colaboraram e a todos os alunos que participaram. Damos os parabéns aos alunos Maria José Fardilha e António Costa, do 9ºC que, em representação da sua turma, venceram o desafio “À procura do Pi”.
DESPORTO ESCOLAR – TORNEIO DE BADMINTON EM SEVER DO VOUGA
No passado dia 23 de Fevereiro de 2002, realizou-se o torneio de badminton na Escola Secundária de Sever de Vouga, com participação de 16 alunos, nos escalões etários de: juvenis masculinos e femininos, iniciados masculinos e femininos e infantis masculino e femininos. O Agrupamento de Escolas de Esmoriz Ovar Norte dá os parabéns a todos os alunos que participaram excelentemente neste evento.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS 2022 - PROPOSTAS
A fase de submissão e análise de propostas ao Orçamento Participativo das Escolas 2022 terminou e conta com cinco propostas, uma da Escola Secundária de Esmoriz, duas da EB 2,3 Florbela Espanca e duas da EB2,3 de Maceda.
Escola Secundária de Esmoriz
· Proposta 1 – Juntos por uma Escola Inclusive (Aquisição de material didático para o Centro de Apoio à Aprendizagem)
EB 2,3 Florbela Espanca
· Proposta 1 – Matemática a Brincar… (Aquisição de material didático para praticar a Matemática de forma “divertida”)
· Proposta 2 – Jogos Tradicionais (Aquisição de material para dinamizar jornadas de Jogos tradicionais)
EB 2,3 de Maceda
· Proposta 1 – Espaço convívio no polivalente Maceda (Aquisição de bancos, uma coluna de som, um tapete ou relva artificial e alguns jogos);
Proposta 2 – Melhoria da esplanada (Aquisição de guarda-sóis, cadeiras e jogos de tabuleiro).
A votação para eleger a melhor proposta da tua escola será no dia 23 de março (das 9:00 às 12:30).
Ainda antes, decorrerão diversas iniciativas para a divulgação das propostas apresentadas. Fica atento!
A Coordenadora de Projetos: Manuela Rodrigues
O AEEON vai participar no estudo internacional PISA
Portugal é um dos mais de 80 países que integra o Programme for International Student Assessment (PISA), desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) o qual abrange sistemas educativos de todo o mundo. A Escola Secundária de Esmoriz e a Escola Básica de Maceda são duas das 230 escolas portuguesas que participam neste estudo. Trata-se do Programa Internacional de Avaliação dos conhecimentos e competências dos alunos, iniciado em 2000 e aplicado, desde então, com periodicidade trienal. Este programa pretende avaliar se os alunos conseguem aplicar o que aprenderam na escola em situações da vida real, incidindo no domínio da matemática, da literacia financeira e do pensamento crítico. Esperamos que a prestação dos nossos alunos represente bem o Agrupamento e o sistema educativo português.
Teatro - Auto da Barca do Inferno
No passado dia 18 de fevereiro, todas as turmas do 9ºano do Agrupamento de Escolas de Esmoriz, Ovar Norte, deslocaram-se ao Auditório de S. Mamede, Perafita, Matosinhos para assistir à apresentação da obra “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente. Esta atividade foi organizada pelo grupo disciplinar de português e teve como objetivo levar os alunos a compreender melhor a obra e a promover a aprendizagem. Os alunos de Maceda saíram da escola por voltas das 13:30 horas e deslocaram-se de autocarro até à Secundária de Esmoriz, onde as restantes turmas se juntaram. Foram acompanhados pelas respetivas professoras de português e outros professores das turmas. Chegaram ao auditório de Perafita por volta das 15 horas, quando a sessão teve início. A apresentação teve a duração de aproximadamente uma hora e vinte e cinco minutos, sendo muito divertida, criativa e interessante. A atividade cumpriu o objetivo proposto, uma vez que promoveu a aprendizagem e proporcionou uma melhor compreensão da obra, motivando os alunos para o seu estudo. Os alunos gostaram bastante e consideraram a atividade muito proveitosa!