Visita de Estudo à Universidade de Coimbra – Biologia e Física (12º Ano)

No dia 13 de maio os alunos do 12º Ano (turmas A e B) tiveram a oportunidade de se deslocar à Universidade de Coimbra, no âmbito da visita de estudo organizada pelas professoras de Biologia e Física, Catarina Rocha e Isabel Reis. A diretora de turma do 12ºB, professora Carla Azevedo, acompanhou os alunos nesta visita. De manhã, os alunos realizaram uma visita guiada à Biblioteca Joanina, Paço Real e Igreja de S. Miguel, tendo ficado a conhecer um pouco melhor da história da universidade. O almoço foi um piquenique no Jardim Botânico da cidade, o que permitiu aos alunos usufruir de um dos maiores espaços verdes da cidade. Da parte da tarde, o grupo dividiu-se: os alunos de Biologia foram conhecer o Laboratório de Citogenética e Genómica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, enquanto os alunos de Física visitaram o ICNAS – Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde.

Os alunos de Biologia começaram por ser recebidos no anfiteatro da subunidade 3 pela Diretora do laboratório - Professora Doutora Isabel Carreira - que, interagindo com os alunos, lhes explicou o trabalho desenvolvido pelo laboratório: local de mestrado de muitos alunos, e realização de análises para diagnóstico de inúmeras patologias. De seguida, os alunos puderam visitar três áreas e equipamentos do laboratório: cultura celular, microscopia e análise citogenética, ficando a conhecer os procedimentos do trabalho em laboratório e realizando observação de células e de cariótipos.

No ICNAS, os alunos de Física tiveram a oportunidade de visitar o bunker dos ciclotrões e ainda a área clínica dedicada à imagem médica (tomógrafos PET/TAC). Foi abordada toda a sequência de procedimentos necessários à obtenção, distribuição e aplicação de Radiofármacos utilizados em exames de diagnóstico PET, começando pela explicação do funcionamento do Ciclotrão (acelerador de partículas), que é o equipamento que está na base da produção de Radionuclídeos. Os alunos puderam assim reconhecer a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Física.

Durante toda a visita de estudo, os alunos revelaram muito interesse, empenho e responsabilidade, tornando este dia muito especial para todos os envolvidos.