Páscoa no Clube de Ciência Viva

Luzes, cores e … ovos! Esta foi a simbiose perfeita para se assinalar a Páscoa no Clube de Ciência Viva. Alunos das turmas do 8º e 9º anos da Escola Secundária foram convidados a realizar atividades científicas com esta “mistura”. Quatro alunos por turma, num total de onze turmas, criaram sombras coloridas, rodaram discos de Newton, puseram ovos a oscilar numa dança elegante e fizeram ovos mexidos sem partir a casca! Estes ovos foram sujeitos a rotações elevadas que lhes provocaram a rutura da membrana da gema, originando uma mistura com aspeto homogéneo e, posteriormente, foram cozidos a vapor e saboreados. No final, os alunos receberam marcadores de página alusivos a esta quadra festiva feitos na impressora 3D. Todos se envolveram ativamente nas atividades propostas, desfrutando de momentos descontraídos nos quais aprenderam ciência de uma forma divertida.