Visita de estudo ao Centro Tecnológico da Cortiça no âmbito do projeto “As Tecnologias Industriais i4.0 e Ensino Profissional “

No seguimento da sessão moderada pelo Centro Tecnológico da Cortiça no dia 14 de  março, os alunos do Curso Profissional Técnico de Informática-Sistemas, 10º D_IS, 11º E_IS e 12º E_IS, deslocaram-se às instalações deste Centro acompanhados por professoras da componente técnica, com o objetivo de aplicarem os conhecimentos explicados nessa sessão. A visita ao Centro Tecnológico da Cortiça realizou-se no dia 06 de abril, tendo os alunos sido divididos em grupos de trabalho e realizado alguns desafios de forma colaborativa. A sessão iniciou-se com uma breve explicação dos desafios a realizar, tendo cada grupo de alunos, iniciado a resolução de um problema onde teriam de programar uma sequência de instruções de forma a que o robô empilhasse um conjunto de blocos. Após testarem este desafio, os alunos construíram em 3D uma caixa com o logótipo do projeto “Pense Indústria i4.0”, tendo sido impressa numa impressora 3D a caixa que posteriormente foi  atribuída ao primeiro grupo que terminou corretamente a tarefa. O terceiro desafio consistiu em programar o robô de forma a que este escrevesse num papel as iniciais do projeto “P I”. Após várias tentativas, todos os grupos conseguiram superar com sucesso este desafio.

Esta visita permitiu reforçar a pertinência do projeto “Pense Indústria i4.0”, o qual  tem como objetivo a atração de jovens para a indústria, demonstrando oportunidades de desenvolvimento profissional e dando-lhes acesso a experiências únicas e inovadoras para a aquisição e reforço de competências relevantes para o mercado de trabalho. Foi sem dúvida uma oportunidade enriquecedora para os alunos, os quais tiveram contacto com a realidade empresarial fora do contexto escolar.