As Tecnologias Industriais i4.0 e Ensino Profissional

No dia 14 de março de 2022, os alunos do Curso Profissional Técnico de Informática-Sistemas, 10º D_IS, 11º E_IS e 12º E_IS, no âmbito das disciplinas técnicas, assistiram, na Biblioteca da Escola Secundária de Esmoriz, a uma sessão moderada pelo Centro Tecnológico da Cortiça, que mais uma vez veio à nossa escola, apresentar o projeto INDÚSTRIA 4.0. Nesta sessão, os monitores fizeram demonstrações com recurso a diversos equipamentos utilizados na digitalização industrial assim como em outras tecnologias da indústria i4.0., nomeadamente robô, impressora 3D e colete esoesqueleto. Este projeto “Pense Indústria i4.0” tem como objetivo a atração de jovens para a indústria, demonstrando oportunidades de desenvolvimento profissional e dando-lhes acesso a experiências únicas e inovadoras para a aquisição e reforço de competências relevantes para o mercado de trabalho. Competências estas que também se refletirão na capacidade competitiva do país, proporcionando assim aos alunos a oportunidade de participar em atividades como – Laboratórios de Tecnologias i4.0 e visitas de Imersão a Empresas e Centros Demonstradores i4.0; Concursos de Ferramentas Digitais i4.0 e empreendedorismo; – Concurso Nacional IoT “Isto é uma ideia”.