DIA MUNDIAL DA CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO – 2 ABRIL

Comemorou-se no dia 1 de abril, na escola da Florbela Espanca, o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. Autismo ou Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) refere se a uma ampla variedade de condições  caracterizada por desafios com as competências sociais e de interação, comportamentos ou interesses repetitivos e alterações na reatividade sensorial. O símbolo da peça de puzzle representa um conceito positivo de como cada um de nós se encaixa como uma parte única num quadro muito maior, bem como a complexidade da PEA. As diferentes cores e formas representam a diversidade das pessoas e famílias que vivem com este diagnóstico e simbolizam também a esperança. Esperança esta que por meio de uma maior consciencialização, as pessoas com autismo tenham uma vida plena, sendo funcionais e integradas na sociedade.

A equipa do CAA, com a colaboração do Centro de Recursos para a Inclusão da CERCIVAR (CRI), realizou uma ação de sensibilização com os alunos da turma do 5º A, na aula de Cidadania do Desenvolvimento. Os alunos escreveram num laço, uma frase sobre o autismo ou uma característica desta perturbação. Num PowerPoint abordaram-se as principais características/dificuldades destas pessoas e por fim entregou-se uma fita colorida a cada aluno, elaborada pela equipa do CAA, simbolizando a esperança. Por fim, alguns alunos da turma vieram à sala ver como os colegas são capazes de aprender, utilizando várias estratégias. Aproveitamos também para agradecer a colaboração da APPDA que nos facultou a informação disponível e salientou uma vez mais para a importância da consciencialização do Autismo junto da comunidade.