CLUBE DE CIÊNCIA VIVA COMEMORA O DIA DO PI

O dia 14 de março, Dia do Pi, foi proclamado Dia Internacional da Matemática, pela UNESCO, em 2019. Comemora-se neste dia devido à notação de datas: Mês/Dia, ou seja 3/14, sendo 3,14 a aproximação mais usada do Pi. Esta é, também, a data de nascimento de Albert Einstein. Dividindo o perímetro de uma circunferência pelo seu diâmetro obtém-se o valor de Pi, qualquer que seja a circunferência. Este número corresponde a uma dízima infinita não periódica, isto é, contém infinitas casas decimais sem nunca repetirem o mesmo padrão. Curiosamente, todas as sequências possíveis de datas de nascimento surgem na dízima do número Pi. Assim, o número Pi, representado pela letra grega π, é a constante matemática mais famosa da história, sendo utilizada em várias áreas do conhecimento: Matemática, Física, Biologia, Informática, Astronomia, Geografia, etc. A precisão desta constante tem aplicações no nosso quotidiano, nomeadamente no GPS e no telemóvel, permitindo a decomposição do sinal em várias frequências.

O Clube de Ciência Viva comemorou este dia com diversas atividades: visualização de vídeos alusivos ao número Pi e desafios para determinar a melhor aproximação do número Pi, recorrendo a objetos do dia a dia. Foram ainda impressos em 3D diversos objetos alusivos ao π: cortadores de biscoitos, marcadores de livros, porta-chaves e suportes para lápis e canetas. O Clube contou ainda com a total disponibilidade e colaboração dos alunos e professores do Centro de Apoio à Aprendizagem, que confecionaram deliciosos biscoitos com a forma do π, utlizando o cortador de biscoitos impresso na impressora 3D. Agradecemos a todos os professores que colaboraram e a todos os alunos que participaram. Damos os parabéns aos alunos Maria José Fardilha e António Costa, do 9ºC que, em representação da sua turma, venceram o desafio “À procura do Pi”.