Mês da Eliminação da Violência Contra as Mulheres

O Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres é marcado a 25 de novembro, com o intuito de alertar para o problema que atinge mulheres de todo o mundo. A violência contra as mulheres é um fenómeno complexo e multidimensional, que atravessa classes sociais, idades e regiões e constitui uma violação dos direitos humanos e às suas liberdades fundamentais, impedindo, parcial ou totalmente, o seu exercício e atentando contra a integridade física, psíquica, financeira e/ou sexual das mulheres. Em Portugal, uma em cada três mulheres sofre de algum tipo de violência ao longo da vida. Em 2020 morreram 35 mulheres, ou seja, em média três mulheres por mês. A ONU refere que “acabar com este flagelo mundial exige um compromisso firme e o envolvimento dos governos, das organizações, (…) e da sociedade em geral (…)”. É consensual que a escola, constitui um pilar primordial de intervenção no sentido de habilitar crianças e jovens com competências de participação, corresponsabilização e compromisso na construção de um mundo mais justo, mais livre e mais solidário.

Técnica de Serviço Social,

Carolina Florêncio

(VÍDEO REALIZADO PELOS ALUNOS DE MULTIMÉDIA)