CLUBE DE CIÊNCIA VIVA APOSTA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS E TECNOLÓGICAS

Numa tarde de 4ª feira (dia 19 de maio) um grupo de alunos do ensino secundário (10º, 11º e 12º anos de Ciências e Tecnologias), acompanhado pelas professoras de Física e Química Aurora Cunha, Carla Ramos e Isabel Reis, visitou a Fábrica Centro de Ciência Viva – Aveiro, com o objetivo de estabelecer o primeiro contacto com o ambiente ARDUINO. Nuno Gomes, professor do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, fez uma breve apresentação das potencialidades da tecnologia ARDUINO. Posteriormente foram propostos aos alunos desafios com crescente grau de dificuldade, em que foi necessário montar circuitos com microcontroladores, led’s, alarmes sonoros, sensores de luz e potenciómetros. O desafio final consistiu na montagem de um robô segue linhas, com recurso à programação de sensores de infravermelhos e de servomotores. Nestas atividades, os alunos reconheceram aplicações práticas de conteúdos explorados nas aulas de Física e Química A.

No Clube de Ciência Viva, estes alunos estão a desenvolver pequenos projetos, aplicando e desenvolvendo as competências de programação ARDUINO, com recurso ao computador ou ao próprio telemóvel. Para além dos vários componentes eletrónicos necessários têm ainda à sua disposição um painel interativo e uma impressora 3D. Estão assim reunidos “ingredientes” fundamentais ao desenvolvimento da criatividade, trabalho colaborativo, partilha de conhecimentos, interação entre alunos de diferentes anos de escolaridade e ligação às STEAM.