5 de Outubro

Os professores de História, que leccionam o 9º ano, em colaboração com os seus alunos e Biblioteca Escolar vão assinalar o 109º aniversário da Implantação da República em Portugal. Porque é feriado a 5 de outubro?

O dia 5 de outubro é feriado em Portugal porque se assinala mais um aniversário da proclamação da República, que teve lugar em Lisboa, em 1910. A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, iniciada no dia 2 de outubro e vitoriosa na madrugada do dia 5 de outubro de 1910, que destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal. Foram vários os fatores que contribuíram para o processo de desgaste da monarquia portuguesa – subjugação do país aos interesses coloniais britânicos, os gastos da família real, o poder da igreja, a instabilidade política e social, o sistema de alternância de dois partidos no poder (o Partido Progressista e o Partido Regenerador), a ditadura de João Franco e a aparente incapacidade de acompanhar a evolução dos tempos. O Partido Republicano apresentava-se como o único que tinha um programa capaz de devolver ao país o prestígio perdido e colocar Portugal na senda do progresso.

Após a relutância do exército em combater os cerca de dois mil soldados e marinheiros revoltosos entre 3 e 4 de outubro de 1910, a República foi proclamada às 9 horas da manhã do dia 5 de outubro, na varanda dos Paços do Concelho de Lisboa. Após a revolução, um governo provisório chefiado por Teófilo Braga dirigiu os destinos do país até à aprovação da Constituição de 1911, que deu início à Primeira República. Entre outras mudanças, com a implantação da República, foram substituídos os símbolos nacionais: o hino nacional, a bandeira e a moeda.

Outra grande conquista da República foi o direito de voto … dia 6 de outubro de 2019 VAMOS TODOS VOTAR!

A CIDADANIA é um direito de TODOS!

Grupo Disciplinar de História