Dia Mundial da Alimentação no Agrupamento

O Agrupamento de Escolas de Esmoriz, Ovar Norte assinalou o Dia Mundial da Alimentação, desenvolvendo um conjunto de atividades que tiveram como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis, dando ênfase à importância do pão na alimentação. O grupo de trabalho do PES elaborou um cartaz alusivo ao tema e procedeu à sua divulgação junto da comunidade escolar, com vista à reflexão sobre a importância do pão na alimentação. Todos os professores dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário foram convidados a refletir, com os respetivos alunos, sobre a diversidade do pão e suas consequências para a saúde. Os cartazes elaborados pelos alunos das turmas de 7º e 9º anos foram expostos nas bibliotecas das escolas Florbela Espanca, Maceda e Secundária. Nos dias 15 (Escola de Maceda), 16 (Escola Florbela Espanca) e 17 de outubro (Escola Secundária), foi levado a cabo, nos respetivos refeitórios, um workshop sobre o tema “Vamos Fazer Pão”; teve como principal finalidadedar a conhecer a história do pão e sensibilizar para o processo de fabrico.

Esta atividade permitiu ainda sensibilizar para a importância de fazer pão em casa, com a vantagem de se poder escolher os melhores ingredientes e adaptar às necessidades calóricas de cada família. A possibilidade de adicionar canela, passas, leite ou mel, para além dos ingredientes normais, garante sabores particulares e evita a tendência para a ingestão de outros alimentos com maior valor calórico. O pão ao pequeno-almoço, sendo a primeira refeição do dia, constitui uma boa opção para repor os níveis de energia necessários nas primeiras horas da manhã. Mesmo nas refeições ligeiras, este é uma alternativa mais saudável às refeições pré-confecionadas. Foi lançado o desafio para seguir as tradições dos nossos avós, voltando a confecionar o pão em casa, ao nosso gosto. Os alunos dos 7º, 9º, 11º E e 12º D demonstraram bastante empenho ao participar no referido workshop. Esta atividade contribuiu para sensibilizar os participantes a promover hábitos alimentares saudáveis, no quadro de uma alimentação equilibrada, opções saudáveis no consumo do pão e conhecimento do processo do respetivo fabrico.