Palestra – Exploração Espacial

Nos dias 23 e 26 janeiro, o astrónomo amador José Augusto Matos da Associação de Física da Universidade de Aveiro (FISUA) dirigiu-se às escolas básicas Florbela Espanca e de Maceda, respetivamente, a fim de divulgar e alargar conhecimentos sobre a forma como se fez e faz a Exploração Espacial. As sessões foram dinamizadas pelos docentes que lecionam a disciplina de Físico-Química no sétimo ano de escolaridade. Os alunos aderiram de forma entusiasta e interessada às temáticas abordadas:

Como exploramos o Universo? O que está para além do nosso sistema Solar e da Via Láctea? Como vivem os astronautas nas Estações Espaciais? Como se lançam os foguetões? , foram algumas das muitas questões às quais respondeu.

A exploração espacial é um tema de extrema relevância e impacto no nosso quotidiano, muitos objectos que hoje são de uso corrente nasceram das necessidades do programa espacial que continua a ser um dos principais motores de inovação tecnológica. São exemplos a utilização do GPS, dos telemóveis, as previsões meteorológicas, as observações das alterações climáticas, entre muitos outros...

A exploração espacial também contribuiu para o avanço natural do conhecimento humano!

E o espírito de aventura, a curiosidade  e o desejo de ir mais além são características que nos fazem humanos!

Professores do sétimo ano

Armando Ataíde, Idalina Cunha e Sara Teixeira