Rastreio Visual a Alunos do 8º ano do Agrupamento

O grupo disciplinar de Físico-Química dinamizou um “Rastreio Visual” para os alunos do 8º ano de escolaridade do Agrupamento, que decorreu nos dias 2 e 3 de maio, na Escola Secundária de Esmoriz e no dia 5 de maio, na Escola E.B. 2/3 de Maceda. A atividade resultou de uma parceria efetuada com o Centro Ótico de Espinho que realizou o rastreio numa unidade móvel de optometria instalada nos recintos das escolas, com o intuito de aferir a condição visual de cada aluno consultado. Um técnico do Centro Ótico de Espinho deslocou-se às duas escolas e efetuou a despistagem individual de problemas de visão a 130 alunos, estando os mesmos autorizados pelos respetivos encarregados de educação. Posteriormente, foram enviados os relatórios individuais deste rastreio para os discentes a que foram diagnosticado(s) algum(ns) defeito(s) de visão, onde é aconselhada/recomendada uma consulta de oftalmologia, já que os rastreios visuais são testes de avaliação da acuidade visual, que nãosubstituem as consultas da especialidade, mas complementam-nas.

Sendo a Ótica a parte da Física que estuda a “Luz”, procurou-se associar conteúdos abordados em contexto de sala de aula a aspetos da vida quotidiana. O grupo disciplinar agradece a total disponibilidade e profissionalismo com que o Centro Ótico de Espinho e o respetivo técnico promoveram esta atividade.