Imprimir

PROJETO ETWINNING “PETER AND THE WOLF: A CONTRIBUTE FOR THE EUROPEAN WOLF CONSERVATION”

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI Campo Grande

Durante o presente ano letivo os alunos da EB1 de Campo Grande (3º Ano) participaram no Projeto eTwinning - Peter and the Wolf: A Contribute for the European Wolf Conservation. Este projeto, promovido pela DGE, foi coordenado pelos professores António João Lopes, Rosa Maria Rocha e Clotilde Sá, tendo sido desenvolvido em parceria com uma escola da Grécia (19th Serres Primary School). Partindo da obra musical de Pedro e o Lobo, criada em 1936 pelo compositor russo Sergei Prokofiev, o projeto integrou um conjunto muito diversificado de atividades, as quais podem ser agrupadas nas seguintes componentes:

Componente Ambiental - Preservação da Biodiversidade (Espécies e Habitats Naturais) - Lobo Ibérico. Foi estabelecida uma parceria externa com o Grupo Lobo – Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, através da qual os nossos alunos adotaram o Lobito, um dos lobos residentes neste Centro.

VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DA TURMA

 

Componente Artística – Criação de Personagens e Instrumentos Musicais com Materiais Reciclados. Os alunos, em conjunto com as suas famílias, recriaram personagens e instrumentos musicais da história, utilizando materiais reciclados. Foi elaborado um vídeo baseado na coreografia de Pedro e o Lobo.

Componente Colaborativa – História Colaborativa de Pedro e o Lobo (Escrita Criativa). Os alunos recriaram a história de Pedro e o Lobo, adaptando-a ao tema do projeto, numa perspetiva de proteção e conservação do lobo ibérico. Esta atividade envolveu alunos portugueses e gregos, os quais elaboraram textos e desenhos, que deram origem a um livro electrónico disponível na aplicação StoryJumper. De referir que o livro inclui trechos áudio narrados pelos alunos.

Componente Digital – Jogo de Tabuleiro de Robótica e Construção de um Robot em Cartão (Lobito). Os alunos desenharam um Tabuleiro de Robótica baseado no Jogo do Monopólio e construíram um robot de cartão, simulando o Lobito, o qual engloba alguns componentes electrónicos, que permitem controlar as reações do robot aos gestos de afeto dos utilizadores.

Todas estas atividades foram realizadas em ambiente pedagógico de articulação curricular, envolvendo as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Estudo do Meio, Expressões e Programação e Robótica.

De referir que durante o projeto foram realizadas duas sessões de videoconferência. A videoconferência inicial, realizada em Janeiro, permitiu conhecer os professores e alunos participantes no projeto e apresentar algumas das atividades iniciais do projeto. A videoconferência final, realizada em Junho, permitiu a apresentação dos trabalhos finais do projeto, tendo os alunos participado em conjunto num jogo de robótica online, usando os materiais produzidos durante o projeto. O balanço final pode ser considerado bastante positivo, pois o projeto contribuiu para sensibilizar os alunos para a preservação do habitat natural do lobo ibérico, através da utilização de tecnologias digitais, complementadas com uma componente artística, na área das Expressões.

 VÍDEO DE CANÇÕES DE NATAL

HISTÓRIA COLABORATIVA PEDRO E O LOBO

 https://www.storyjumper.com/book/read/85333285/5ee7b846b7b5a

VIDEOCONFERÊNCIA

 JOGO DE ROBÓTICA - ROBOT LOBITO

https://www.youtube.com/watch?v=Qb820-i80JI

 

ROBOT LOBITO