Concurso de Leitura Concelhio “Mais e Melhores Leitores” 2018/2019 – Fase Municipal

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No dia 19 de fevereiro, decorreu na Biblioteca Municipal de Ovar, a Fase Municipal da XI edição concurso de leitura “Mais e Melhores Leitores”. Esta iniciativa, dinamizada pelos professores bibliotecários das diversas escolas do concelho, tem como principal objetivo fomentar nos alunos o gosto pela leitura e proporcionar momentos de partilha, assim como contactos com novas experiências e vivências. O concurso é organizado pela Rede de Bibliotecas de Ovar (Bibliotecas Escolares e Biblioteca Municipal) e conta com o apoio institucional e logístico das Direções dos Agrupamentos e da Câmara Municipal de Ovar, além de outras entidades que se associaram ao projeto, patrocinando os prémios.

Na primeira fase de seleção, a nível de escola/agrupamento, cerca de 714 alunos, desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico até ao Ensino Secundário, puseram à prova a sua capacidade de leitura e compreensão do texto. Na prova concelhia, os 100 alunos apurados na primeira fase voltaram a testar a sua compreensão leitora após a leitura de mais um livro. O Agrupamento de Escolas de Esmoriz | Ovar Norte esteve muito bem representado em todos os níveis de escolaridade, tendo arrecadado o 1.º e 2.º lugares ao nível do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.

No final da manhã e da tarde, desenrolaram-se as cerimónias de entrega dos prémios e diplomas, que contaram com a presença dos elementos da Equipa de Coordenação da Rede de Bibliotecas de Ovar (professores bibliotecários, bibliotecária municipal e coordenador interconcelhio da rede de bibliotecas escolares), com representantes das Direções dos Agrupamentos, da Câmara Municipal de Ovar, e ainda das entidades parceiras (Rotary Club de Ovar, Banco Santander Totta e Caixa de Crédito Agrícola) que patrocinaram os prémios. Os prémios são muito aliciantes, tendo os dois primeiros lugares obtido uma verba em dinheiro e o terceiro prémio contemplado a oferta de livros.

Atendendo às classificações obtidas pelos alunos em ambas as fases (Escola e Concelhia), as alunas Margarida Vieira de Sá Ribeiro Manaia (Escola Básica de Vinha – 1.º ciclo) e Inês Mota Assunção (Escola Básica de Maceda – 2.º ciclo) irão representar o concelho de Ovar (no respetivo ciclo de ensino) na fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, a realizar no próximo dia 4 de maio, em Aveiro.

Estando todos os alunos participantes do nosso agrupamento de parabéns (nomeadamente no 1.º ciclo onde as pontuações obtidas pelos 10 alunos participantes foram elevadas), destacam-se os premiados:

1.º CICLO

1.º Prémio:

Matilde Ferreira da Silva

Escola Básica de Outeiral

2.º Prémio:

Margarida Vieira de Sá Ribeiro Manaia

Escola Básica de Vinha

2.º CICLO

1.º Prémio:

Adriana Pereira e Silva

Escola Básica Florbela Espanca

2.º Prémio:

Eduardo Xavier Oliveira Sá

Escola Básica de Maceda

É de louvar o trabalho e empenho de todos os intervenientes pois, de uma forma ou outra, contribuíram para que esta iniciativa se realizasse com muito sucesso.

Os Professores Bibliotecários