MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

Como vem sendo habitual, outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) e, este ano, o dia 22 de outubro o Dia das Bibliotecas Escolares. Ao longo de todo este mês, tentou-se (re)lembrar a importância que este espaço, central da e na escola, assume, no apoio ao sucesso educativo dos alunos, não se consubstanciando a um mero espaço de leitura mas, também, funcionando como motor de desenvolvimento de outras literacias, tão importantes na sociedade do século XXI, tal como os media… Assim, a Biblioteca Escolar surge como um potenciador, facilitador e promotor das aprendizagens mas também como um espaço cultural diversificado.

O mote do MIBE, este ano, foi: “EU Y a Biblioteca Escolar”. Neste sentido, para celebrar o MIBE, realizaram-se algumas atividades de forma a envolver os alunos e potenciar mais o seu envolvimento com vários dos recursos anteriormente enumerados. Foram realizados workshops, um sobre carimbos e alimentos (para alguns alunos do pré-escolar), outro sobre construção de marcadores de livros, versados sobre o pão. Foram, também, dinamizadas diversas sessões de leitura e de contos nos vários ciclos de ensino, tendo-se, ainda, realizado sessões de formação de utilizadores.

Os alunos, em geral, foram, ainda, desafiados a partilhar os seus sentimentos face à Biblioteca Escolar expondo-os em murais criados para o efeito. Já os alunos do 10.º ano dos cursos de Ensino Profissional mostraram-se criativos na elaboração de cartazes que darão lugar a uma futura exposição. Foram concebidas montras e expositores, dinamizadas diversas exposições temáticas, lembradas algumas efemérides e dinamizados vários desafios/concursos relativos às BE, nomeadamente o “Descobre quem sou”, o concurso da “Rosa-dos-Ventos” e o “Leitor do Mês”.

Também, neste mês, a exposição itinerante de ilustrações originais do artista plástico Gémeo Luís começou a marcar a sua presença, nas Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento, iniciando a sua jornada itinerante na BE “Charneca em Flor”, andança esta que prosseguirá o seu caminho, pelas outras bibliotecas do agrupamento, durante o mês de novembro.