CONCURSO CONCELHIO DE LEITURA MAIS E MELHORES LEITORES 2018

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

A X Edição do Concurso Concelhio de Leitura MAIS E MELHORES LEITORES, dinamizada pelos professores bibliotecários das diversas escolas do concelho, decorreu no dia 24 de abril, na Biblioteca Municipal de Ovar. Este concurso é organizado pela Rede de Bibliotecas de Ovar (Bibliotecas Escolares e Biblioteca Municipal) e conta com o apoio institucional e logístico das Direções dos Agrupamentos e da Câmara Municipal de Ovar, além de outras entidades que se associaram ao projeto, patrocinando os prémios.

Participaram na primeira fase de seleção da X Edição do Concurso Concelhio de Leitura Mais e Melhores Leitores, que decorreu no dia 16 de janeiro, nas Escolas dos três Agrupamentos de Escolas: Ovar, Ovar Sul e Esmoriz - Ovar Norte, cerca de 750 participantes, desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico até ao Ensino Secundário. No dia 24 de abril, na BMO, decorreu a fase final do concurso que contou com a participação dos cerca de 98 alunos apurados na primeira fase. Paralelamente realizaram-se, entre provas, atividades de poesia visual, expressão plástica e desafios relacionados com as obras a concurso, cuja dinamização foi da responsabilidade dos professores bibliotecários.

Procedeu-se à entrega dos prémios e diplomas no final da manhã e no final da tarde. Esta cerimónia, que decorreu na Biblioteca Municipal, contou com a presença dos elementos da Equipa de Coordenação da Rede de Bibliotecas de Ovar (professores bibliotecários, bibliotecária municipal e coordenador interconcelhio da rede de bibliotecas escolares), com representantes das Direções dos Agrupamentos, da Câmara Municipal de Ovar, e ainda do Rotary Club de Ovar, do Banco Santander Totta, da Caixa Geral de Depósitos e da Caixa de Crédito Agrícola, entidades que patrocinaram os Prémios.

Os alunos do nosso agrupamento foram os vencedores em dois dos ciclos de ensino. No 2.º Ciclo venceu a aluna Lara Francisca Rodrigues Viela, da Escola Básica Florbela Espanca, e no Ensino Secundário a aluna Bárbara Isabel Almeida Ruivo, da Escola Secundária de Esmoriz, obteve o primeiro prémio.

Salienta-se também que, por terem sido os vencedores da prova de escola melhor classificados nesta prova concelhia, as alunas Catarina Miranda Rodrigues e Bárbara Isabel Almeida Ruivo irão representar o concelho de Ovar (no respectivo ciclo de ensino) no Concurso Intermunicipal de Leitura (próxima fase do Concurso Nacional de Leitura) a realizar no próximo dia 19 de maio, no Centro de Artes de Águeda.

Dos alunos participantes do nosso agrupamento, destacam-se os premiados:

1.º CICLO

2.º Prémio:

Catarina Miranda Rodrigues

Escola Básica de Estrada

3.º Prémio:

Francisca Serralva Santos Almeida Romeira

Escola Básica de Torre

2.º CICLO

1.º Prémio:

Lara Francisca Rodrigues Viela

Escola Básica Florbela Espanca

2.º Prémio:

Elisa Miguel Fangueiro Silva Pereira Oliveira

Escola Básica Florbela Espanca

SECUNDÁRIO

1.º Prémio:

Bárbara Isabel Almeida Ruivo

Escola Secundária de Esmoriz

Os professores bibliotecários felicitam todos os participantes deste agrupamento pelo desempenho e dedicação demonstrados e endereça um agradecimento especial àqueles que colaboraram e contribuíram para a concretização desta atividade.