ELEIÇÕES PARA OS REPRESENTANTES DOS ALUNOS NO CONSELHO GERAL 2017-21

ANO LETIVO 2018/2019

LEVANTAMENTO DE MANUAIS ESCOLARES DA BOLSA

LER AVISO

Sessões “O Cinema está à tua espera”

No âmbito do Plano Nacional de Cinema (PNC), nos dias 15 e 16 de fevereiro, decorreram diversas sessões de cinema nas Bibliotecas Escolares do agrupamento Manuel Monteiro, Charneca em Flor e Além das Letras. O filme projetado, a todos os alunos do 3º ciclo, foi Adeus, Pai de Luís Filipe Rocha que nos interpela sobre a solidão de muitos jovens e adolescentes, consequente da vida atarefada e atribulada dos seus pais, que dificulta, por vezes, dedicarem mais tempo aos seus filhos.A partir de uma escrita imaginativa, Filipe, o filho marcado pela distância e ausência emocional de seu pai, inventa uma estória, que desejava verdadeira, onde a proximidade e o afeto seriam intensas no seu relacionamento. A ação desenvolve-se, essencialmente, na atmosfera mágica do arquipélago Açoriano, retratando a vida peculiar das suas gentes e tradições.

Apesar de contar com mais de 20 anos, esta longa-metragem (datada de 1996), da autoria de Luís Filipe Rocha é de uma intensidade e intemporalidade perturbadoras, daí que permita múltiplas abordagens nas diferentes áreas disciplinares. Sem dúvida, uma ferramenta pedagógica a ser usada dadas as suas múltiplas potencialidades.