Aprender com a Biblioteca Escolar

É inegável que á escola cabe a função educativa mas, atualmente, urge refletir sobre como adaptar essa função a uma sociedade mais complexa e com exigências diferentes e mais abrangentes. Para tal, a aprendizagem deve contar com novas e diversificadas metodologias e não se limitar somente ao currículo mas desenvolver nos alunos novas competências ligadas às diferentes literacias. Neste sentido, a Biblioteca Escolar é um recurso capaz de dar resposta a estes novos desafios em colaboração com os professores das diferentes disciplinas.

Uma vez mais, este ano letivo e dando continuidade ao projeto iniciado no ano letivo anterior Aprender com a Biblioteca Escolar, a turma do 7.º J desenvolveu um trabalho colaborativo com a Biblioteca Escolar e a disciplina de História. Os alunos escolheram pesquisar sobre a Civilização Egípcia e elaboraram um friso cronológico sobre as diferentes manifestações culturais, económicas, religiosas da referida civilização, ao longo do 2.º período. O tema escolhido foi aquele que lhes suscitou uma maior curiosidade nas aulas de História. Através da pesquisa de informações e de imagens, os alunos construíram e organizaram todo o saber sobre a Civilização Egípcia num friso cronológico, patente na BE da Escola Básica de Maceda.

Ao longo do trabalho desenvolvido, os alunos demonstraram motivação e empenho na realização deste trabalho colaborativo com a Biblioteca Escolar, aprendendo e consolidando conteúdos importantes dados nas aulas de História. O domínio de competências de leitura e de informação são hoje em dia a base para a inclusão social, para a participação ética e produtiva numa sociedade cada vez mais complexa e exigente. As Bibliotecas Escolares são o lugar por excelência para as promover.