Conferências no âmbito do projeto “Histórias com Ciência na Biblioteca Escolar”

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

Neste ano letivo o Agrupamento de Escolas de Esmoriz| Ovar Norte, por iniciativa das bibliotecas escolares estabeleceu um protocolo com a Universidade de Aveiro (UA) e passou a integrar o projeto “Histórias com Ciência na Biblioteca Escolar. Trata-se de um projeto de divulgação científica para alunos do ensino secundário dos agrupamentos da região de Aveiro que já vai na sua quarta edição e que contava nas edições anteriores com a participação de sete agrupamentos de escolas da região de Aveiro. A partir do atual ano letivo, vê alargada a sua área de aplicação com a integração do Agrupamento de Escolas de Esmoriz| Ovar Norte. Através deste, encontram-se disponibilizadas um total de onze conferências sobre história do saber científico com temas são variados e que congregam, em simultâneo, saberes de diversas áreas, mostrando aos alunos, na prática, como o conhecimento científico é um conjunto de vasos comunicantes com representações diferenciadas, mas complementares e mutuamente enriquecedoras, em disciplinas tão distintas como Literatura, Medicina, Química, Astronomia, Matemática, Geografia, Botânica ou Física.

As conferências decorrem na Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Esmoriz, sendo calendarizadas de acordo com a conveniência dos e a disponibilidade dos oradores. A marcação das sessões, dirigidas ao público escolar do 10.º ao 12.º ano de escolaridade, é feita a pedido dos professores bibliotecários de cada agrupamento, a quem cabe, auscultados os colegas das várias disciplinas interessados em assistir com os seus alunos às sessões, solicitar aos coordenadores do projeto essa marcação.

Participam neste projeto um conjunto de docentes e investigadores, oriundos das universidades de Aveiro e de Coimbra, com investigação desenvolvida no quadro dos temas propostos nas sessões do ciclo. A coordenação do evento está a cargo de António Andrade, professor do Departamento de Línguas e Culturas e investigador no Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC) da UA, e de José Saro, Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas.

No mês de janeiro foram já realizadas 3 conferências:

No dia 10 de janeiro, os alunos das turmas do 10.º C e 11.º C, sorveram a paixão revelada por Helmuth Malonek (professor catedrático do Departamento de Matemática/Grupo de História da Matemática, Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações da UA) na sua sessão “Matemáticos amadores – paixões com limites? Problemas simples, desafios grandes…”.

No dia 11 de janeiro foi a vez da professora Teresa Costa Clain (investigadora do Grupo de História da Matemática, Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações) mostrar aos alunos do 10.º C que a aritmética era ferramenta essencial no contexto dos Descobrimentos através da sessão “Livros portugueses de aritmética nos Descobrimentos”.

Finalmente, porque estamos “à beira mar plantados”, foi dinamizada para os alunos das turmas do 12.º ano a sessão “Sophia de Mello Breyner Andresen – leituras com sabor a SAL”, a cargo de Fátima Lopes Alves (Departamento de Ambiente e Ordenamento/Grupo de Planeamento e Gestão da Zona Costeira e do Mar, Centro de Estudos do Ambiente e do Mar)

Está já marcada a sessão “Phonographo que no domingo se apresentou constipado e rouco, apresentou-se na segunda feira claro e nítido como nunca” – O fonógrafo e a sua presença no ensino e na popularização da ciência (século XIX)” para o dia 22 de fevereiro e ultimam-se os últimos pormenores relativos à sessão “As plantas na Lírica e na Épica de Camões”.

Encontram-se ainda disponíveis para marcação as seguintes seis sessões:

2) Astrónomos amadores – paixões sem limites? (Vitor Bonifácio, Universidade de Aveiro – Departamento de Física/Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”)

3) O unicórnio e o bezoar: entre o mito e a realidade (António Andrade, Universidade de Aveiro – Departamento de Línguas e Culturas/Centro de Línguas, Literaturas e Culturas)

6) Problemas Reais – Soluções Matemáticas Históricas (Hélder Pinto, Universidade de Aveiro, Grupo de História da Matemática, Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações)

7) Mudanças na história vistas de uma perspetiva Química: alguns exemplos de moléculas que mudaram o Mundo (João Oliveira, Universidade de Aveiro – Departamento de Química/Centro de Estudos do Ambiente e do Mar)

8) Loucura, medicina e literatura (a partir da Arquipatologia de Filipe Montalto (Joana Mestre Costa, Universidade de Aveiro – Instituto Superior de Contabilidade e Administração/Centro de Línguas, Literaturas e Culturas)

10. A varíola e outras doenças exantemáticas em Portugal no século XVI, a partir dos comentários médicos de Garcia Lopes: transmissão, sintomas e tratamento (Emília Oliveira, Universidade de Aveiro – Departamento de Línguas e Culturas/Centro de Línguas, Literaturas e Culturas).