Consulta Alunos  

  • Demo Image

    ELEIÇÕES PARA OS REPRESENTANTES DOS ALUNOS NO CONSELHO GERAL 2017-21

    ATO ELEITORAL A DECORRER NO DIA 06 DE NOVEMBRO DE 2018

  • Demo Image

    OFERTA FORMATIVA - ANO LETIVO 2018/2019

    ENSINO SECUNDÁRIO/CURSOS PROFISSIONAIS

    ABRIR DOCUMENTO
  • Demo Image

    ANO LETIVO 2018/2019

    LEVANTAMENTO DE MANUAIS ESCOLARES DA BOLSA

    LER AVISO

  • Demo Image

    MANUAIS ESCOLARES GRATUITOS

    INFORMAÇÃO PARA AS FAMÍLIAS

    VER DOCUMENTO
  • Demo Image

    AVISO - PORTAL DAS MATRÍCULAS

    Informamos que o Portal das Matrículas se encontra aberto até que o processo de matrículas e renovações de matrículas esteja concluído.

    VER AVISO
  • Demo Image

    ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA EB23 FLORBELA ESPANCA

    INFORMAMOS QUE A PÁGINA DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS FOI ATUALIZADA

    VISITAR PÁGINA

Imprimir

Concurso Nacional de Leitura 2016/2017

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

O Agrupamento de Escolas de Esmoriz Ovar Norte participou na 2.ª fase da Comunidade Intermunicipal, da 11ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) 2016/2017, que decorreu na Biblioteca Municipal de  Albergaria-a-Velha, no dia 04 de maio. O Concurso Nacional de Leitura (CNL) é uma iniciativa de promoção do livro e da leitura organizado em parceria com o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Direção Geral do Livro, Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), o IP Camões e que contou, este ano, com o apoio da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha. O nosso Agrupamento esteve representado com 10 alunos, dos quais 6 alunos da Escola Secundária de Esmoriz, 1 da Escola Básica Florbela Espanca e 3 da Escola Básica de Maceda.

VER APRESENTAÇÃO

No período da manhã, os participantes do 3.º ciclo do ensino básico realizaram as provas escritas sobre os livros “Casos do Beco das Sardinheiras”, de Mário de Carvalho, e “Aventuras do João Sem Medo”, de José Gomes Ferreira. Aos alunos do Secundário foi necessário o conhecimento profundo sobre as obras “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury, e “Livro”, de José Luís Peixoto. Enquanto cada ciclo de ensino fazia a sua prova escrita, o outro grupo participava numa sessão de empreendedorismo no Edifício dos Paços do Município. Os professores acompanhantes realizaram uma visita ao Moinho do Chão do Ribeiro, em Mouquim, e uma degustação de iguarias locais.

No período da tarde, os cinco alunos de cada ciclo com a melhor classificação na prova escrita foram selecionados para a prova-espetáculo, que decorreu no Cineteatro Alba. Os finalistas responderam a duas questões sobre as obras estudadas e fizeram uma leitura expressiva de um poema. Esta prova foi avaliada por um júri, constituído por Catarina Mendes, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, Maria João Lopo de Carvalho, escritora, e Sérgio Félix, docente na área de empreendedorismo de Albergaria-a-Velha.

A apresentação da prova-espetáculo esteve a cargo de Paulo Condessa, promotor da leitura e dinamizador de sessões de “Stand-Up Poetry”.

Os professores bibliotecários do Agrupamento de Escolas de Esmoriz Ovar Norte agradecem a participação de todos os que colaboraram nesta atividade, sobretudo aos alunos que tiveram uma participação ativa neste Concurso através da leitura de duas obras e aos professores de português que os incentivaram e apoiaram na sua participação.

Alunos participantes:

3º ciclo:

· Jéssica Ribeiro Silva, 7.ºG

· João Carlos Silva, 8.ºE

· Tiago Manuel Santos Costa, 9.ºC

· Rui Filipe Silva Moreira, 9.ºC

· Ana Rita Fernandes Silva, 9.ºG

· Micaela Alexandra Silva Santos, 9.ºG

· Eduarda Jesus Fernandes, 9.ºG

Secundário:

· Catarina Sousa Fonseca, 10.ºC

· Bárbara Isabel Almeida Ruivo, 11.ºA

· Sarah Batalha Rabelo, 12.ºC