Dia Mundial do Livro e Direitos de Autor

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro e Direitos de Autor, a Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Esmoriz promoveu várias atividades, nomeadamente: palestra “O Direito de Autor e os Direitos Conexos”, “Montra Viva” e “Mensagens em Movimento”. Na Biblioteca Escolar da Escola Básica de Maceda também decorreu a palestra “O Direito de Autor e os Direitos Conexos”. A palestra subordinada ao tema “O Direito de Autor e os Direitos Conexos” foi dinamizada pelo IGAC (Inspeção-Geral das Atividades Culturais). Esta palestra foi dirigida aos alunos dos 10.º anos e do 11.º C, da Escola Secundária de Esmoriz e, aos alunos dos 9.º anos, da Escola Básica de Maceda. A atividade “Montra Viva” foi dinamizada pela turma do 11.ºD do Curso Profissional de Técnico de Turismo. Os alunos, vestidos de preto com luvas e máscaras brancas, usaram t-shirts com o símbolo © e a mensagem “Não à Cópia”. Exibiram na montra da biblioteca cartazes com mensagens alusivas à importância do livro, da leitura e dos direitos de autor. Esta turma dinamizou ainda a atividade “Mensagens em Movimento”, circulando pela escola com cartazes que continham mensagens alusivas à importância da leitura e ao respeito pelos direitos de autor. É de enaltecer o empenho e dedicação demonstrados pelos alunos e o seu contributo na sensibilização para os direitos de autor e importância do livro.