Consulta Alunos  

  • Demo Image

    ELEIÇÕES PARA OS REPRESENTANTES DOS ALUNOS NO CONSELHO GERAL 2017-21

    ATO ELEITORAL A DECORRER NO DIA 06 DE NOVEMBRO DE 2018

  • Demo Image

    OFERTA FORMATIVA - ANO LETIVO 2018/2019

    ENSINO SECUNDÁRIO/CURSOS PROFISSIONAIS

    ABRIR DOCUMENTO
  • Demo Image

    ANO LETIVO 2018/2019

    LEVANTAMENTO DE MANUAIS ESCOLARES DA BOLSA

    LER AVISO

  • Demo Image

    MANUAIS ESCOLARES GRATUITOS

    INFORMAÇÃO PARA AS FAMÍLIAS

    VER DOCUMENTO
  • Demo Image

    AVISO - PORTAL DAS MATRÍCULAS

    Informamos que o Portal das Matrículas se encontra aberto até que o processo de matrículas e renovações de matrículas esteja concluído.

    VER AVISO
  • Demo Image

    ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA EB23 FLORBELA ESPANCA

    INFORMAMOS QUE A PÁGINA DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS FOI ATUALIZADA

    VISITAR PÁGINA

Imprimir

Semana da Leitura 2017

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Esmoriz-Ovar Norte aliaram-se à comemoração da 11.ª edição da Semana de Leitura subordinada ao tema «Ler por Prazer | Ler p’ra Ser». Numa dinâmica que se quis proativa vários foram os desafios e atividades que as bibliotecas escolares do agrupamento lançaram.

O nosso Agrupamento iniciou esta semana com a atividade “Ler por Prazer” que consistiu na declamação, em contexto de sala de aula, de poemas previamente selecionados pela biblioteca escolar. Esta leitura foi feita pelo professor/educador, exceto na escola Secundária que envolveu os alunos do curso Profissional de Técnico de Turismo.

 

Das atividades desenvolvidas nesta semana, evidenciam-se as seguintes:

·     Mensagem “Ler p’ra Ser mais …” com  bolinhos “Ler é Especial” - os alunos da Educação Especial confecionaram bolinhos e associaram-lhemensagens. Estes bolinhos foram oferecidos a quem aceitou o desafio da Biblioteca  “Ler p’ra Ser mais…”;

·     Campanha “Leitura Alimenta” - doação de livros que ficam disponíveis na biblioteca, para quem os quiser “adotar”;

·     Mensagens “Prazer de Ser Leitor” - foram afixadas mensagens pela escola de incentivo à leitura;

·     Partilha “O Prazer de Ler” - os alunos do 10.ºC leram excertos de livros que escolheram e partilharam as razões da escolha;

·     Apresentação “O Prazer da Leitura” - cada professor foi convidado a apresentar às respetivas turmas um livro da sua preferência;

·     Exposição “BookFace” - os alunos do 8.ºF escolheram um livro e tiraram uma fotografia “humanizando” a capa, com o apoio dos alunos do CEF de fotografia;

·     Apresentação “Ler é Fixe” - os alunos do 9.ºA apresentaram diversos livros a alunos do 5ºB;

·     Conto “Leitura aos Retalhos” - os alunos do 10.ºB escolheram alguns livros e a professora selecionou aleatoriamente uma página e uma linha de cada livro. Com esses excertos construiram um conto;

·     Exposição “Ser História” - exposição subordinada ao tema “Instrumentos de Navegação/ Descobrimentos” de trabalhos dos alunos 8.º ano;

·     Apresentação “Leituras com Prazer” – os Voluntários da Leitura apresentaram várias histórias em turmas do 1.º ciclo;

·     Jogo da Glória “Leituras com Sensação” – os alunos foram desafiados a jogar o jogo da glória, em tamanho real, tendo de ler um excerto de um livro e aceitar um desafio que apelava aos sentidos;

·     Exposição “Ser Mais Solidário” - Exposição das histórias elaboradas para o concurso “Histórias d’Ajudaris”;

·     Exposição “Leituras com Sensação” e “Sacola dos Livros” – foram afixados os trabalhos desenvolvidos em articulação com a família, onde os alunos puderam ler um livro com os pais e explorar um dos  sentido que o livro mais lhe despertou;

·     Encontro com o autor Marco Taylor e pela ilustradora Anabela Pedrosa;

·     Feiras do Livro;

·     Sessões de cinema – visionamento de cinema de animação do CINANIMA.

As partilhas de leituras entre todos e a troca de ideias e gostos foram momentos ímpares de cumplicidade que só enriqueceu de forma lúdica e prazerosa os que nela mergulharam com intensidade. São formas de construir mundos imaginários e ricos nas diferentes perspetivas  de o ver e interagir.

Cumpre-nos a nós professores favorecer o uso desta ferramenta tão fundamental, a leitura, para a construção de uma sociedade mais capaz, mais proativa e mais ambiciosa num mundo de conhecimento globalizante e competitivo.

A Semana da Leitura não encerra em dias todo o seu potencial mas que seja mote para práticas diárias de leitura e de partilhas.

 

Os professores bibliotecários do AEEON agradecem a colaboração de todos aqueles que contribuíram para a concretização das atividades desenvolvidas na Semana da Leitura, uma vez que, sem a colaboração e empenho de todos esta celebração não teria sido possível.