ELEIÇÕES PARA OS REPRESENTANTES DOS ALUNOS NO CONSELHO GERAL 2017-21

ANO LETIVO 2018/2019

LEVANTAMENTO DE MANUAIS ESCOLARES DA BOLSA

LER AVISO

INICIATIVA “MIÚDOS A VOTOS”

Numa iniciativa inédita, a Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior organizaram a eleição dos livros preferidos das crianças e jovens portugueses. Às crianças e jovens (1.º, 2.º e 3.º ciclos), foi dada a possibilidade, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostaram até hoje. O Agrupamento de Escolas de Esmoriz Ovar Norte aliou-se a esta iniciativa, através das Bibliotecas Escolares e lançou o desafio aos alunos de diversas escolas. Algumas turmas decidiram participar neste desafio e, com o apoio do Diretor de Turma, defenderam junto dos colegas os seus livros preferidos, numa campanha eleitoral que englobou cartazes, panfletos, apresentações, vídeos, notícias, sessões de esclarecimento/comícios, debates, … No dia 17 de março, foi o dia das eleições, tendo sido dada a oportunidade a todos os alunos de escolherem, através do voto secreto, o livro que preferiram. O escrutínio ficou a cargo do professor bibliotecário e de um elemento de cada lista.

No AEEON, os livros vencedores foram:

·    Escola Secundária de Esmoriz

«O Diário de Anne Frank» defendido pela turma 8.ºE

·    Escola Básica de Maceda

«O Diário de um Banana» defendido pela turma  8ºG

·    Escola Básica Florbela Espanca

«Avozinha Gangster» defendido por um grupo de alunos da turma do 5.º F

Com esta iniciativa, os alunos ficaram a conhecer como se desenrola um processo eleitoral e para que serve.

A Comissão Nacional de Eleições, o Plano Nacional de Leitura e a Pordata apoiaram todo este processo.

Os professores bibliotecários agradecem a todos os envolvidos o empenho e dedicação que demonstraram nesta iniciativa.